13 de set. de 2010

O Gato de Cheshire de Tim Burton é o mais bonito que já vi








O Gato de Cheshire das fotos é a versão de Tim Burton
 em Alice no Pais da Maravilhas. Lindo!


Natural da província inglesa de Cheshire, Lewis Carroll incluiu no seu livro Alice no País das Maravilhas um felino a quem deu precisamente o nome de Gato de CheshireCapaz de aparecer e desaparecer, o felino dialoga com Alice:


- Bichano de Cheshire, poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para ir embora daqui? 
- Depende bastante da onde voce quer ir", respondeu o Gato. 
- Não me importa muito para onde, disse Alice. 
- Então não importa que caminho tome, disse o Gato. - Contanto que chegue a algum lugar, Alice acrescentou como explicação.
- Oh, isso você certamente vai conseguir, afirmou o Gato, desde que ande o bastante.


Mas a imagem que marca a curiosa personagem de Lewis Carroll é mesmo o sorriso de orelha a orelha, que permanece mesmo quando ele desaparece. No filme de Tim Burtom, ele consegue que a Lua minguante se transforme no enorme sorriso de Cheshire. Um cena bem bonita!


A origem do Gato de Cheshire não é consensual. Teorias defendem que o escritor se inspirou numa gravação presente numa igreja de Croft-on-Trees, no Nordeste de Inglaterra, onde o pai havia sido vigário. Outras dizem que se trata da reprodução de uma gárgula encontrada na Igreja de St. Nicolas em Cranleigh, localidade que Carroll visitava frequentemente quando vivia em Guilford. E há ainda quem atribua a origem da personagem a outra gravação numa igreja de Cheshire, terra-natal do autor.


E a lenda do Gato não fica por aqui. Diz-se também que a frase "sorrindo como um Gato de Cheshire" popularizada em Alice, tem origem no fato da província ser conhecida pelo seu queijo em formato de gato sorridente, que era cortado a partir da cauda, sendo a última parte comida a da cabeça.


Uma explicação mais simples, e também relacionada com Cheshire, aponta para o fato de que os produtos láteos da região, fazem os gatos felizes e, logo, eles expressarem essa felicidade com um enorme sorriso.


O felino ficou famoso ao ponto de ter tido, até final dos anos 70, um monumento junto ao porto de Chester. Consta que os gatos ali se sentavam nas docas à espera que os ratos abandonassem os navios, que transportavam os produtos láteos para Londres, o que levanta mais uma hipótese para o nascimento do popular felino.

Nenhum comentário: